PARCERIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA ENTRE FETAG/AL E SENAR/AL CHEGA ÀS COMUNIDADES
Agricultores e agricultoras familiares do município de Olho d’Água das Flores mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (STTR) receberam a primeira visita técnica da parceria Fetag/AL e Senar/AL no projeto de assistência técnica e extensão rural. Em agosto, os agricultores familiares foram mobilizados pelo sindicato para identificar os participantes.
Os 30 agricultores e agricultoras familiares que formam o grupo são das comunidades de Camaratuba, Minador, Andresa, Pedrão, Areias Branca, Garapa e Guarani. Nos dias 4 a 7 de setembro, Maria das Neves da Silva Souza, presidente do STTR de Olho D’ Água das Flores, Sivaldo Silva Farias, secretário de formação, Magda Bezerra Alves, colaboradora e Rafael Manoel Antônio, técnico do Senar/AL, visitaram os beneficiários que receberão a assistência técnica.
Maria das Neves, presidente do sindicato, conta que este primeiro momento foi de mobilizar a comunidade para receber a assessoria técnica. “Agora o momento é do agricultor, que está no campo, receber os técnicos e falar sobre seu dia a dia e sua produção. É mais uma conquista para nossa agricultura familiar, é fortalecer a nossa base, trazendo mais conhecimento para eles”, destaca a presidente do sindicato.
Agricultores poderão diversificar cultura agrícola
De acordo com Rafael Manoel Antônio, este primeiro momento de visitas é para a realização do cadastro dos agricultores e agricultoras familiares no sistema Sisateg e explicar o tempo de duração da assessoria, que é de 24 meses.
“Nosso primeiro contato é para conversar com o agricultor para fazer o cadastro e verificar a cultura que ele já desenvolve e se gostaria ou tem um projeto de ter uma nova cultura. Queremos saber quais são os maiores desafios do agricultor familiar”, aponta Rafael Antônio.
Assistência técnica é fundamental para o agricultor familiar
Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas, destaca que a parceria com o Senar/AL irá beneficiar o agricultor e a agricultora familiar que está lá na ponta, produzindo o alimento sustentável e que precisa do apoio da federação. “Nosso papel é defender o agricultor e a agricultora familiar, que passam por dificuldades devido a pandemia e que lutam para produzir alimentos para a população. Nós esperamos que esta parceria melhore ainda mais a vida e a produção dos nossos agricultores familiares”, enfatiza Givaldo Teles.
Para Robério Oliveira, Secretário de Políticas Agrícolas, a parceria entre Fetag/AL e Senar/AL para desenvolver este processo de assistência técnica e extensão rural, é muito importante e essencial neste momento. “Esta parceria com o Senar/AL potencializa as ações de apoio e de capacitação da federação junto aos agricultores e agricultoras familiares acompanhados pela Fetag em Alagoas. Com estes conhecimentos e estas informações, o agricultor e a agricultora familiar poderão melhorar e diversificar sua produção”.
Em recente pesquisa divulgada pelo IBGE através do Censo Agropecuário 2017, apenas 8% dos agricultores familiares afirmaram ter acesso a assistência técnica. Um dos motivos apontados para o índice ser tão baixo são as restrições fiscais dos estados, agravadas com a recessão em 2015 e 2016.
Junto com as restrições, há uma queda no orçamento federal que é destinado ao financiamento de chamadas públicas da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), onde muitas entidades estaduais e nacionais tinham esta modalidade como uma fonte expressiva de recursos.
FONTE: Ascom Fetag Alagoas.