Grito da Terra Brasil: FETAG/AL leva delegação histórica e contribui com a mobilização para a ampliação de direitos para os agricultores familiares
Nos dias 20 e 21 de maio a FETAG/AL esteve presente no Grito da Terra Brasil que aconteceu em Brasília – DF. Com uma delegação de mais de 480 pessoas entre agricultores familiares, dirigentes sindicais e assessores, a FETAG/AL participou da mobilização organizada pela Contag que está em sua 24ª edição. Graças a mobilização do Grito da Terra Brasil é que conquistamos as políticas existentes, como a Previdência Social Rural e Pronaf, que melhoraram a vida dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e toda a sociedade.
Atos públicos no Ministério da Fazenda, no Banco Central e também a caminhada de seis quilômetros até a Esplanada dos Ministérios que culminou com o ato de encerramento político junto com a presença de ministros, representantes do governo federal e de parlamentares marcaram o 24º Grito da Terra Brasil, ação realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Federações e Sindicatos filiados.
Durante a caminhada, foram feitas intervenções na frente dos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Previdência Social (MPS).
As intervenções destacavam as principais propostas direcionadas a estas pastas, como recursos para as compras governamentais para o PAA, agroecologia, políticas de mitigação e adaptação climática, regulamentação da lei de pagamento por serviços ambientais, inclusão produtiva e fomento, orçamento e políticas diferenciadas para a agricultura familiar, combate ao uso dos agrotóxicos, Suasa e CNIS Rural, por exemplo.
Com a participação no 24º Grito da Terra Brasil, a FETAG/AL contribui para as conquistas da Agricultura familiar no pais, fortalecendo a produção e a comercialização de alimentos saudáveis reforçando o lema do grito: “Agricultura Familiar é alimento saudável e conservação ambiental”.
FETAG/AL EM DFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR!!!