Fetag promove encontro sobre crédito fundiário
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL) promoveu na manhã desta quarta-feira, no centro social da federação, no bairro de Mangabeiras, um Encontro Estadual do Programa Nacional de crédito fundiário.
O seminário tem o apoio do Instituto de Terra de Alagoas (Iteral) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Reordenamento Agrário e foi direcionado aos diretores(as) dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado. A iniciativa visa sensibilizar os dirigentes para que eles possam esclarecer da melhor forma os agricultores que pretendem adquirir sua propriedade rural.
Segundo o presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira, a cada ano há uma renovação na diretoria dos STTRs, e a partir dessa renovação se faz necessária a realização de seminários para explicar os mais diversos assuntos para que eles possam informar os trabalhadores da sua região.
“Esperamos que possamos sensibilizar e chamar mais esses diretores a responsabilidade na seleção dessas famílias e no acompanhamento, pois a terra em sí não resolve. É necessária a existência de politicas públicas que ajudem essas famílias a permanecer no campo e a produzir alimentos saudáveis para a comercialização. A partir daí, conseguir pagar seu empréstimo, pois essas propriedades são adquiridas através de financiamentos com instituições financeiras”, frisou Oliveira.
Segundo o Remilson Nunes Ferreira, coordenador de capacitação e Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER), da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário, o encontro é importante para que se seja feito um nivelamento com todos os beneficiários e lideranças sindicais que estão voltados para o programa de reforma agrária.
“O crédito fundiário é uma política complementar da reforma agrária. E sendo parte da reforma agrária é preciso discutir a política nacional do crédito fundiário, as medidas que aconteceram recentemente e vieram fortalecer mais ainda, consolidar como uma política pública de acesso a terra e que veio para beneficiar a todas as famílias que estão acessando ou que já acessaram esse tipo de política”, complementou Remilson.
O Secretário de Políticas Agrárias da Fetag, Manoel Felizardo, enfatizou sobre importância do crédito fundiário para o trabalhador rural. Ele justificou que a crise no setor sucroenergético, uma das principais causas da situação a qual vivem os trabalhadores rurais no Estado.
“Precisamos articular uma política para beneficiar o trabalhador rural e através do crédito fundiário tentaremos conseguir melhorar a situação dos trabalhadores em Alagoas”, completou.
O programa nacional de crédito fundiário foi implantado em 2003 já beneficiou mais de 100 famílias. Ele foi criado para que os trabalhadores rurais pudessem adquirir seus próprios imóveis rurais para exploração em regime de economia familiar.