Fetag Alagoas entrega segundo prêmio do Fundo de Amparo Social da Contag
Federação e sindicato estiveram presentes na manhã de segunda-feira (10) na casa da agricultora familiar para a entrega do premio do Fundo de Amparo Social a agricultora familiar Antonia Maria dos Santos, de 80 anos
Nesta segunda-feira (10) aconteceu a entrega do prêmio de R$ 500,00 do Fundo de Amparo Social da Contag em Alagoas. A agricultora Antonia Maria dos Santos, de 80 anos, foi a segunda premiada que recebeu o prêmio das mãos de Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas e da diretoria do STTR de Ouro Branco. Em Alagoas apenas 02 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares (STTR) dos municípios de Lagoa da Canoa e Ouro Branco aderiram atualmente ao fundo.
Givaldo Teles, presidente da Fetag Alagoas, afirmou na ocasião que “a adesão dos nossos sindicatos ao Fundo de Amparo Social é de extrema importância para os agricultores e agricultoras familiares. Nosso papel é incentivar e motivar os sindicatos a aderirem ao fundo, garantindo assim uma assistência a mais para o agricultor e a agricultora familiar do nosso estado, nos momentos em que eles mais necessitam”, enfatiza Givaldo Teles.
Para Edjane Rodrigues, secretária geral do STTR de Ouro Branco, o sentimento é de gratidão por melhorar a vida dos agricultores familiares. “Pra gente é gratificante saber que de alguma forma estamos melhorando a vida dos sócios. Avaliamos o fundo de amparo um importante instrumento para o movimento sindical, além de fortalecer o movimento ainda contribui com os sócios/as e seus familiares”, enfatiza a dirigente sindical.
Já a agricultora Antonia Maria dos Santos ficou surpresa com a entrega da premiação pela federação e pelo sindicato. “Gostei muito desta novidade, de ter sido beneficiada por este prêmio. O sindicato está de parabéns por esta ação, pois este fundo de amparo é muito importante para os agricultores. Ele [prêmio] veio em boa hora”, declarou a agricultora familiar.
Como funciona o Fundo de Amparo Social da Contag?
O Fundo de Amparo Social é mantido com os recursos provenientes das contribuições sociais, de aposentados ou não, e é administrado por um Conselho Gestor, formado por membros da CONTAG e das Federações. E essa gestão do Fundo é feita levando em consideração estudos e projeções atuariais para sua sustentabilidade de curto, médio e longo prazos.
Para fazer a adesão ao Fundo de Amparo, basta que os Sindicatos e as Federações filiadas aprovem, respectivamente, em Assembléia e no Conselho Deliberativo sua adesão e concordância com as Diretrizes do Fundo especificadas na Resolução 005/2017 do Conselho Deliberativo Ampliado da CONTAG.Depois é só entrar no SisCONTAG, que é o Sistema de Gestão, e acessar no Menu Fundo de Amparo para encontrar todas as informações necessárias para participar.
“O Fundo de Amparo Social é uma importante iniciativa do nosso Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG) que visa o bem-estar dos nossos associados e associadas e também a sustentabilidade político-financeira das nossas entidades. Portanto, fica aqui o nosso convite para que os Sindicatos e Federações façam a adesão e ofereçam esse importante serviço de amparo social às sócias e sócios. Juntos somos mais fortes!”, apontou Juraci Souto, secretário de finanças e administração da Contag.
Ascom Fetag Alagoas