FETAG/AL se reúne com BNB sobre o “Dia ‘D’ da Renegociação de dívidas” que beneficiará os Agricultores Familiares

Na tarde desta segunda (29), a diretoria da FETAG/AL esteve reunida com Russana Bezerra de Melo, gerente de negócios do Banco do Nordeste em Alagoas para dialogar sobre o “Dia ‘D’ de Renegociação de dívidas do Banco do Nordeste do Brasil”. Os benefícios para os agricultores familiares que tem contratos com o banco podem chegar a 90% de desconto no valor devido.

Diretoria da FETAG/AL dialoga com a gerente de negócios do Banco do Nordeste em Alagoas Russana Melo. Foto: Jairo Silva.

Em Alagoas, são 10.825 agricultores e agricultoras familiares que se encaixam na Lei 14.554 (de abril de 2023) enquadrados na categoria ‘Pronaf B’, que adquiriram financiamento e que poderão renegociar seus débitos junto ao BNB com condições especiais.  Já os agricultores e agricultoras familiares classificados na categoria ‘Pronaf variável’ são 276, que adquiriram financiamento e que poderão renegociar seus débitos junto ao BNB também com condições especiais.

Como funciona? Ao aderir à campanha, o cliente tem seu saldo devedor recalculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, está sendo oferecido bônus de adimplência de até 50% sobre o valor principal renegociado. Em caso de quitação, os descontos são de 60% a 90%. Para isso, o pagamento precisa ser feito à vista.

Para atender ao público da Agricultura Familiar no estado, a FETAG/AL e o BNB pretendem desenvolver o “Dia ‘D’ de Renegociação”. A partirbde fevereiro, o BNB estará com seu corpo técnico nos polos sindicais da FETAG/AL para dialogar, junto com os STTR’s e com os agricultores familiares para que todos possam acessar este benefício e quitar sua dívida com as melhores condições ofertadas pelo BNB, de acordo com a Lei 14.554

Essas condições são oferecidas para operações enquadradas na Lei 14.554, de abril de 2023, feitas antes de 24 de abril de 2016 e que estão em situação de inadimplência desde 31 de outubro de 2021.