FETAG/AL em parceria com a Contag realiza o “Encontro Territorial sobre Políticas Públicas: a Terra como espaço de produção de alimentos saudáveis e de Bem Viver”
A FETAG/AL (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas) em parceria com a Contag promoveu, nos dias 08 e 09 o “Encontro Territorial sobre Políticas Públicas: a Terra como espaço de produção de alimentos saudáveis e de Bem Viver” no Hotel Sol Nascenteem Arapiraca. O evento reuniu cerca de 60 participantes entre dirigentes sindicais, gestores públicos, agricultores familiares, assentados e representantes de entidades parceiras.
Estiveram presentes no encontro Givaldo Teles (presidente), Leonardo Correia (vice-presidente e secretário de política agrária e meio ambiente), Cícera Gomes (secretária de política agrícola), Cláudia Almeida (secretária geral), Genivaldo Oliveira (secretário de administração e finanças) e Robério Oliveira (secretário de formação e organização sindical) pela diretoria da FETAG/AL no evento.
O encontro contou também com a participação de Alair Luiz dos Santos (secretário de política agrária da Contag), Gilberto Coutinho (superintendente do MDA/AL), Moisés Leandro (presidente da Emater/AL), Antônio Oliveira (MDA), Luciano Monteiro (presidente da Carpil/AL), Aglainson junto com dirigentes sindicais de vários STTR’s de Alagoas.
O objetivo do encontro foi discutir a importância do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) para o desenvolvimento rural sustentável, bem como apresentar as políticas públicas e os programas disponíveis para o acesso à terra por parte dos agricultores familiares e seus desafios em Alagoas.
O evento contou com várias mesas de debate e também a apresentação de relatos de experiências dos estados do Maranhão (Nordeste), do Pará (Norte) e do Rio Grande do Sul (Sul) apresentando os avanços e os desafios da implementação do crédito fundiário junto aos agricultores e agricultoras familiares.
Givaldo Teles (presidente da FETAG/AL) destacou a importância da participação dos trabalhadores rurais na construção de políticas públicas para o desenvolvimento rural. “O crédito fundiário é uma ferramenta fundamental para garantir o acesso a terra e a geração de renda no campo, com qualidade de vida e de produção para os agricultores e agricultoras familiares”, destacou o presidente.
O “Encontro Territorial sobre Políticas Públicas: a Terra como espaço de produção de alimentos saudáveis e de Bem Viver” foi uma iniciativa importante da Contag e das federações para fortalecer a luta dos trabalhadores rurais e dos agricultores familiares por seus direitos e para promover o desenvolvimento rural sustentável em Alagoas.
Fonte: Ascom FETAG/AL.