Fetag-AL assina contrato para construção de casas pelo PNHR
Sem casa própria para morar, 20 famílias de agricultores rurais do município de Marimbondo foram contempladas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Genivaldo Oliveira, participou da solenidade de assinatura dos contratos firmados com a Caixa Econômica para a construção dos imóveis.
Para a edificação de cada casa, o programa determina a liberação de R$ 28.500. Com isso, cada família beneficiada pagará apenas 4% do valor total liberado para a construção do imóvel.
“Para nós, a assinatura deste contrato é uma conquista importante. Afinal, estamos proporcionando as estas famílias o sonho de morar com dignidade num imóvel próprio”, declarou Oliveira, lembrando que este ano ainda deverão ser firmados contratos para a construção de casas nos municípios de São José da Tapera, Lagoa da Canoa, Dois Riachos, Piaçabuçu e Girau do Ponciano, além de Porto Calvo.
Para participar do PNHR, as famílias de agricultores rurais devem obedecer aos seguintes requisitos: não ter casa para morar, ter terreno onde possa ser construído o imóvel e comprovar uma renda bruta anual de até R$ 15 mil.
“São estes os critérios para elas possam ser cadastradas e serem beneficiadas pelo programa de habitação rural. Nosso objetivo é reduzir o déficit habitacional no campo que ainda existe em Alagoas”, afirmou o presidente da Fetag-AL, acrescentando que famílias dos municípios de Arapiraca, Piranhas, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema já foram contempladas pelo PNHR.
Com os contratos assinado, terá início a obra de construção das casas que deverão ser entregues em até sete meses. “É o primeiro contrato de 2014 que estamos assinando. São 20 famílias que tiveram a documentação selecionada. Organizamos os projetos que foram enviados para a Caixa que realizou a consulta para a liberação do recurso”, esclareceu a secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Rilda Alves.