“Enfoc – Lugar de transformação política e de construção coletiva de saberes”

Nos dias 27 a 31 de maio aconteceu em Maceió (AL), o primeiro módulo do Curso Regional de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural e Sustentável e Solidário promovido pela Escola Nacional de Formação Sindical (Enfoc) que é parte integrante da Confederação Nacional Dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares (Contag). Este curso será desenvolvido em 03 módulos nos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Contando com a presença de 70 educadores e educadoras da base do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Nordeste, o curso de formação regional pretende proporcionar um processo formativo referenciado nas temáticas do desenvolvimento rural sustentável e solidário e nos desafios do sindicalismo.

“É assim um aprender fazendo, que marca a história e a trajetória da Escola de Formação da Contag, a nossa Enfoc. E é assim que vamos trocando conhecimento e dialogando, através da educação popular e da participação nos nossos sindicatos, é que fazemos a transformação social”, afirma Givaldo Teles, presidente da FETAG/AL.

Nos cinco dias de formação, os dirigentes sindicais puderam fazer um debate sobre a realidade do MSTTR no nordeste e os desafios do movimento frente à realidade da conjuntura político-social na região e no Brasil. Temas como a história do sindicalismo rural e os avanços políticos conquistados pelos agricultores e agricultoras familiares mobilizados foram dialogados na roda de debate promovida pelo curso.

De forma participativa e dinâmica, os participantes puderam vivenciar a mística e o acolhimento durante o curso de formação, construindo relações de pertencimento e aceitação diante da diversidade. Músicas e poesias que edificam a identidade do ‘ser nordestino’ foram trazidas para o centro da roda junto com as cirandas. Dar vez e voz às mulheres e homens que labutam diariamente no chão dos sindicatos e federações da agricultura familiar na região Nordeste.

FETAG/AL EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA EDUCAÇÃO POPULAR!!!