Delegação da FETAG/AL viaja rumo à 4a Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa

Na tarde deste domingo (03/11), a Delegação da Terceira Idade da FETAG/AL partiu em viagem para participar da 4a Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa em Luziânia – GO.

A plenária reunirá dirigentes sindicais da terceira idade de todo Brasil nos dias 05 a 07 de novembro para dialogar sobre o documento base, suas resoluções e propostas em preparação ao 14° Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares (CNTTR) que acontecerá em abril de 2025.

Delegação da Terceira Idade da FETAG/AL reunida para embarcar em viagem para a
4a Plenária Nacional da Terceira idade e Pessoa Idosa

Valorizar os saberes e culturas das pessoas idosas, fortalecer a luta pela garantia da melhor qualidade de vida e buscar manutenção dos seus direitos. Estes são alguns dos objetivos da 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, nos dias 05 a 07 de novembro de 2024, em Luziânia/GO.

O mote “Da raiz ao saber para florescer bem viver” representa o foco da maior ação realizada pelo Sistema Confederativo CONTAG (STTRs, FETAGs e CONTAG) para a terceira idade e pessoas idosas do campo, da floresta e das águas. A construção da 4ª Plenária Nacional vem se dando de forma coletiva e participativa. Todos os estados estão participando das atividades preparatórias, dando sugestões e também estão envolvidos nos trabalhos de diversas comissões organizadoras.

Apesar de todos os avanços obtidos ao longo dos últimos anos, ainda são muitos os desafios enfrentados pelas pessoas idosas, a exemplo da dificuldade de acesso a políticas públicas como saúde, previdência, esporte e lazer, a violência e discriminação, descumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, o endividamento extremo gerado a partir de golpes e práticas abusivas, entre outros.

Nesse sentido, a programação da Plenária irá priorizar o debate e proposição de ações que visam solucionar esses problemas e lutar por uma sociedade do bem viver que proporcione um envelhecimento ativo e saudável no campo, na floresta e nas águas.