Último mutirão do Março Lilás teve recepção da presidente do Sindicato de Paulo Jacinto

Nos últimos dias 04 a 08 de abril, a Federação dosTrabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) realizou o último mutirão dedocumentação das trabalhadoras rurais, referente às comemorações do Março Lilás,em Paulo Jacinto.

Sob o programa Nacional de Documentação, foramemitidos mais de mil documentos aos trabalhadores e trabalhadores rurais doPolo Sindical Xucurus. A ocasião obteve apoio da prefeitura municipal edestaque para a atuação de Janaina Ribeiro, presidente do Sindicato dosTrabalhadores Rurais de Paulo Jacinto.

De acordo com Edjane Rodrigues, Secretária deMulheres da Fetag-AL e Secretária Nacional da Juventude pela CUT, o mutirão dePaulo Jacinto foi um grande desafio e foi motivo de orgulho por ter sido lideradopor uma presidente mulher. “Esse mutirão foi um dos maiores desafios queousamos pelo março lilás. Porque dessa vez foi conduzido por uma presidentamulher e jovem. Janaina percorreu todo município para tornar público aimportância da luta do movimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Esseato beneficiou o maior número de trabalhadoras rurais do município”, explica aSecretária.

Janaina também demostrou satisfação com amobilização em nome dos direitos conquistados e relatou a sensação deproporcionar o acesso às políticas públicas. “O município está em festa com arealização do mutirão. Foi uma grande mobilização, o programa ganhou todos osrecantos, principalmente da zona rural. Sabemos a importância das nossaspolíticas públicas e poder executar uma política que é fruto da nossa luta, nãotem satisfação maior”, contempla a presidente.

O mutirão de Paulo Jacinto emitiu 351 CPFs, 362 RGse 406 CTPS. E contou com aarticulação do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), execução do InstitutoNacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e parcerias com o Institutode Identificação, Ministério do Trabalho, Delegacia da Mulher e Instituto Nacionaldo Seguro Social (INSS).