Trabalhadores rurais iniciam rodada de negociação de campanha salarial

A espera pelo início das negociações da campanha salarial dos canavieiros de Alagoas chegou ao fim. Na próxima segunda-feira, dia 16, representantes dos trabalhadores rurais e da classe patronal realizarão a primeira reunião para discutir a convenção coletiva 15/16.
A reunião, prevista para começar às 15 horas, será realizada na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), no bairro de Jaraguá. O principal tema o ser debatido será o reajuste salarial de quase 20% pedido pelos 
trabalhadores.
Além dos dirigentes sindicais, também estarão presentes no encontro representes da Federação da Agricultura de Alagoas, Asplana e do Sindaçúcar-AL.
“Esta reunião será a primeira. Vamos tentar montar uma agenda de reuniões para que o processo de negociação seja rápido. Neste encontro, vamos contar também com alguns usineiros, o que deve agilizar toda a negociação”, afirmou o secretário de Assalariados da Fetag-AL, Cícero Domingos.
A categoria, que tem como database 1º de novembro, pede, além do reajuste salarial, um piso garantia no valor de R$ 40, uma cesta básica mensal equivalente a R$ 100, entre outras reivindicações, assim como a manutenção das clausulas trabalhistas já asseguradas em campanhas anteriores.