Trabalhadores rurais fazem protesto contra liminar favorável a usina

11/17/2016 3:29:19 PM
Trabalhadores rurais fazem protesto contra liminar favorável a usina

Centenas de trabalhadores rurais da usina Santa Maria, em Porto Calvo, realizaram na manhã desta quinta-feira, 17, um protesto pelas ruas de Maceió. No ato público, o grupo reivindicou a revogação da liminar, da Justiça do Trabalho, que tirou o controle da unidade industrial do administrador, devolvendo-o a Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado de Alagoas (CRPAAA).
O movimento foi coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) que reuniu, na capital alagoana, mais 800 cortadores de cana da usina.
De acordo com os trabalhadores, que se concentraram no estacionamento de Jaraguá e seguiram em caminhada até a Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas, a decisão judicial poderia acarretar em atrasos salariais e o não pagamento de direitos trabalhistas.
“Uma decisão do juiz do trabalho de Porto Calvo determinou que os produtos da usina Santa Maria fossem vendidos para pagar os salários e recisões de trabalhadores, além dos acordos feitos na justiça. Isso porque a CRPAAA vinha ao longo dos anos sem pagar salários de trabalhadores e direitos da categoria. A cooperativa entrou com uma ação no Tribunal e derrubou a decisão do magistrado. Se a CRPAAA voltar, os trabalhadores sabem que os atrasos voltarão a ocorrer”, afirmou Domingos.
Segundo o dirigente sindical, além do protesto em Maceió, outro grupo de trabalhadores também realizou uma mobilização na usina. “A manifestação pacífica foi realizada para mostrar ao TRT que os trabalhadores não querem que o controle da usina seja devolvido para a cooperativa. Queremos trabalhar e que a usina funcione, mas também queremos que ela venda seus produtos e pague os salários”, reforçou o secretário da Fetag-AL.
O protesto foi encerrado após os trabalhadores terem recebido uma nova decisão judicial que, apesar de assegurar o cumprimento da liminar, determina punições para a CRPAAA caso ela não realize o pagamento dos funcionários e fornecedores, sob a ameaça do controle da unidade voltar a ser concedido ao administrador.
A decisão obriga ainda que a cooperativa apresente uma planilha de pagamento dos débitos até dezembro de 2016 no prazo de dez dias, além de estar sujeita também ao pagamento de multa caso descumpra a decisão.

” “1591675643-236”