Trabalhadores rurais debatem uso do Canal do Sertão

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Colegiado do Alto Sertão de Alagoas e o Território da Cidadania realizam na próxima sexta-feira, 09, a partir das 09 horas, na sede da COPABAC, em Delmiro Gouveia, um debate sobre a utilidade do Canal do Sertão para os agricultores rurais.
O evento contará com a presença de representações da Codevasf, Secretaria de Estado do Planejamento e da Secretaria de Estado da Agricultura, além de trabalhadores e dirigentes do movimento sindical rural.
“Queremos saber qual como será utilizada a área que margeia o Canal do Sertão e como será o uso de suas águas. Precisamos de respostas concretas e saber como o projeto vai beneficiar as famílias de agricultores rurais da região”, declarou a secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Rilda Alves.
De acordo com a representante da Fetag-AL, a entidade pretende levar para o evento, no alto sertão alagoano, mais de 150 trabalhadores rurais residentes em municípios que serão diretamente beneficiados pela obra hídrica.
O Território da Cidadania é um programa do governo federal criado em 2008 que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. 
O Colegiado do Alto Sertão de Alagoas é constituído pela sociedade civil e por representantes dos governos estadual e municipais de Água Branca, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Piranhas, Delmiro Gouveia, Inhapi, Canapi e Mata Grande. 
Programação
– Apresentação do contexto do Canal do Sertão sob a ótica das comunidades e do Colegiado. A contextualização deverá abordar os seguintes pontos: desapropriação das áreas, critérios de seleção das famílias; gestão do Canal. Como se dará?;proposta de compromisso de participação nos Colegiados Territoriais e da apresentação do Plano de Ação para que as comunidades e organizações possam acompanhar.
– Resposta da Codevasf, Seplan e Seagri.
– Encaminhamentos e acordos.