Trabalhadores rurais de AL participam de manifestação do GTB em Brasília

Uma comitiva com 50 integrantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/Al) saiu, hoje, de Maceió, para participar do 19º Grito da Terra Brasil (GTB), em Brasília.

Eles participarão de uma grande caminhada pela Esplanada dos Ministérios, que acontecerá nessa quarta-feira, dia 22, junto de milhares de trabalhadores da área rural de outros estados do Brasil.

A caminhada tem como objetivo chamar a atenção das autoridades do governo federal para as necessidades do homem do campo, tais como auxílio financeiro para amenizar os prejuízos advindos da seca que assolou a região nordeste nos últimos meses, incentivos melhores para a educação, avanços na reforma agrária, entre outras pautas.

Amanhã, a presidente Dilma Rousseff se reunirá com os diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e demais representantes de todos estados para discutir as decisões tomadas durante as negociações dessa edição do GTB, que começou desde o dia 13 de maio.

Representando o estado de Alagoas no evento, estão as secretárias de Política Agrícola e de Políticas Sociais da Fetag, respectivamente, Rilda Maria Alves e Marileide Geronimo.

GTB

O Grito da Terra Brasil é um evento anual, que reúne em Brasília, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores familiares, assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária, entre outros que apoiam as lutas da população rural.

Apresenta proposta para a construção do desenvolvimento rural sustentável e solidário para o Brasil, que tem como base a realização de uma ampla e massiva reforma agrária e a valorização e fortalecimento da agricultura familiar.

O evento é promovido pela CONTAG, Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).