Trabalhadores entregam contraproposta as usinas sobre redução de jornada de trabalho

Em ofício encaminhado esta semana ao Sindaçúcar-AL, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) mantém a decisão de não aceitar um acordo para o parcelamento das rescisões contratuais. Por outro lado, a entidade abre espaço para a negociação da proposta de redução de jornada de trabalho e, consequentemente, de salário durante a entressafra da cana.
De acordo com o documento apresentado pela Fetag-AL, que foi elaborado após reunião com representantes do movimento sindical da zona canavieira no último dia 06 deste mês, propõe que sejam mantidos como dias ativos o período de terça a sexta-feira.
No oficio, que foi direcionado ao presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, os trabalhadores pedem que a redução da jornada não implique também em alterações dos cálculos de férias e de 13º salário.
Por fim, a redução da jornada de trabalho estaria condicionada a manutenção dos empregos dos trabalhadores rurais com contrato por tempo indeterminado, permanentes. O acordo para a redução, que teria prazo de três meses, não tratará em seu texto da realização de cursos de capacitação financiados pelo FAT.