Seminário forma multiplicadores para o cadastro do CAR

Dirigentes do movimento sindical rural de Alagoas representados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) participam em novembro do Seminário de Preparação do Cadastro Ambiental Rural, CAR. O encontro, que reúne 20 representantes de cada Estado e que ocorrerá no período de 02 a 04 de novembro, será realizado no centro de treinamento da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Paraíba.
O seminário formará multiplicadores que atuarão no processo de inscrição dos agricultores familiares no cadastro ambiental nos seus respectivos Estados.
O CAR é o registro, pela internet, das informações sobre meio ambiente das propriedades rurais, a exemplo de Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal, floresta e vegetação nativa, áreas de Uso Restrito e, por fim, áreas em uso com plantio ou criação de animais.
O cadastro foi criado pelo governo federal com a finalidade de aperfeiçoar as estratégias de combate ao desmatamento, criar políticas ambientais, além de fazer com que o agricultor possa planejar as benfeitorias nas propriedades rurais respeitando as regras ambientais. 
“O seminário será uma oportunidade para os dirigentes sindicais e técnicos terão para se qualificar sobre o funcionamento do Cadastro Ambiental Rural”, afirmou Antonio Torres, secretário de Assalariados da Fetag-AL.
A entidade alagoana é responsável juntos com os sindicatos rurais pela mobilização do cadastro junto aos agricultores familiares com áreas rurais de até quatro módulos fiscais.
O CAR é obrigatório e o agricultor que não se inscrever no cadastro fica impedido de ter acesso a crédito rural e licenças ambientais, além de ser penalizado com multa.