Seminário estadual de mulheres trabalhadoras rurais é aberto em Maceió

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) realizou, na manhã dessa quarta-feira, dia 02, a abertura solene do VI Seminário Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Alagoas. O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 04, no centro social da entidade, localizado no bairro de Mangabeiras, aborda o tema: “Mulher participação e soberania”.

O seminário – organizado pela Coordenadoria Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag e que conta com a presença de representantes dos 100 sindicatos rurais do Estado – tem o objetivo de aprofundar o conhecimento dos temas discutidos pelas mulheres dentro do movimento sindical.

No encontro, também está prevista a realização de debates sobre a participação das mulheres nas políticas e programas de apóio a produção e comercialização.

“Vamos debater a questão dos grupos produtivos de mulheres. Elas precisam de financiamento e projetos para o desenvolvimento desse trabalho. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem os recursos. Precisamos capacitar estes grupos”, frisou a coordenadora estadual de mulheres trabalhadoras rurais da Fetag/AL, Rilda Alves.

De acordo com a programação do evento, estão previstas palestras que debaterão os seguintes temas: organização e funcionamento de conselhos da mulher; trajetória de lutas e conquistas das mulheres em Alagoas e a organização produtiva de mulheres rurais (POPMR).

“Também serão debatidos os encaminhamentos que serão levados ao terceiro congresso da Fetag/AL, que está previsto para ser realizado em janeiro de 2010. Vamos aproveitar a oportunidade para discutirmos a participação das mulheres no processo eleitoral interno da Federação”, acrescentou Rilda Alves.

As palestras serão ministradas por dirigentes e assessoras da Federação, além de lideranças sindicais das trabalhadoras rurais de Alagoas. Convidadas especiais, a exemplo da presidente do Cedim, Maria Aparecida Batista, e da representante do MDA, em Alagoas, Sandra Lira, também participarão do evento.


Segundo estimativas da coordenação do evento, o seminário deve contar também com a participação das representantes dos nove pólos sindicais da Federação em Alagoas.

“Devemos reunir nos três dias do seminário um público estimado em cerca de 150 mulheres”, informou Fátima Albuquerque, assessora da Coordenadoria Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Durante o encontro, além das palestras sobre temas variados, uma exposição com o material produzido pelas mulheres nas suas respectivas bases – situadas no interior do Estado e Capital – estará aberta a visitação pública.