Seminário de Assalariados reúne lideranças sindicais dos trabalhadores da zona canavieira em Maceió

Lideranças sindicais que representam os trabalhadores da zona canavieira alagoana participaram nesta terça-feira, 27, do Seminário de Assalariados promovido pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL).
O evento, que contou com a presença de seis auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, foi realizado no auditório do centro social da Federação, localizado no bairro de Mangabeiras.
No encontro – aberto pelo presidente da Fetag/AL, Genivaldo Oliveira, e coordenado pelo secretário de Assalariados da Federação, Antonio Torres – foram discutidos os seguintes temas: trabalho aos domingos, corte de cana com máquinas, pesagem de cana (relação braça do trabalhador e braça do patrão), insalubridade e homologação da rescisão de contrato de trabalho na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
Na ocasião, os auditores fiscais fizeram uma série de observações repassadas aos líderes sindicais, destacando a importância dos sindicatos na fiscalização normas previstas na convenção coletiva.
“A gente precisa muito dos sindicatos. Eles acompanham toda a ação dos trabalhadores nos seus respectivos municípios nos repassando informações importantes. Afinal, nunca vamos ter a visão que o sindicato de uma determinada região pode ter”, frisou José Prado, auditor fiscal presente ao seminário. 
“A idéia deste seminário é fazer um trabalho de parceria entre os sindicatos e Superintendência do Trabalho. Estamos aproveitando a oportunidade para obtermos maiores esclarecimentos sobre os direitos e conquistas trabalhistas”, acrescentou Antonio Torres.
Após o encerramento da mesa redonda com os auditores fiscais, um debate entre os participantes do seminário encerrou o dia de atividades.