Selo nacional garante condições dignas de trabalho em Alagoas



A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), vai participar na próxima quinta-feira, 14, em Brasília, da entrega do Selo do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. Em Alagoas, 18 usinas serão certificadas. A auditoria aconteceu de janeiro a maio desde ano.
De acordo com Cícero Domingos, secretário de Comunicação da Fetag-AL,  maioria das usinas  do estado cumpriu o compromisso nacional construído por meio do diálogo entre trabalhadores, indústrias e o Governo Federal.   Durante auditoria em Alagoas, foram identificas práticas trabalhistas que vão além dos padrões determinados por lei, postura fundamental para conquista da certificação.
“Acompanhamos todas as auditorias e dialogamos com as usinas a fim de fazê-las se enquadrarem na exigência do selo. O fornecimento e a exigência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), condições de trabalho e outros, já fazem parte desse compromisso.   A finalidade maior é garantir a dignidade do trabalhador do corte da cana-de-açúcar”, frisou Domingos.
Ao todo serão certificadas 157 unidades industriais. A solenidade já tem presença confirmada da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Dirigentes do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) e representantes das usinas alagoanas também participarão do evento.
As usinas que receberão o selo são: Santa Maria, Caeté; Cachoeira; Pindorama, Marituba; Seresta, Coruripe; Santo Antonio; Camaragibe; Sinimbu; Porto Alegre; Porto Rico; Capricho; Paisa; Sumauma; Triunfo; Serra Grande e Roçadinho.