Secretária de Mulheres da Fetag-AL participa de encontro regional

A secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), Maria Aparecida, participa, nesta segunda e terça-feira, em Recife, do encontro regional Nordeste que discute as propostas da pauta de reivindicações da quarta edição da Marcha das Margaridas. O evento nacional – realizado no dias 16 e 17 de agosto, em Brasília – pretende reunir 100 mil mulheres de todas as regiões do país.

O ato público, realizado a cada quatro anos e sempre no mês de agosto, teve início no ano de 2000 com a finalidade de afirma a presença das mulheres na luta por melhores condições de vida, trabalho no campo e contra todas as formas de discriminação e violência.

No encontro realizado em Recife, a secretária Maria Aparecida apresentará as propostas que foram tiradas do seminário estadual. O evento, realizado semana passada, nos dias 24 e 25, reuniu mulheres dos 102 municípios alagoanos no centro social da Federação, localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió.

Histórico

Em agosto de 1983, a líder sindical Margarida Alves foi assassinada, na porta de casa, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba, por defender os direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais.

A maior mobilização de massas organizada pelas mulheres trabalhadoras rurais no Brasil teve como resultados, além da visibilidade e reconhecimento social, a negociação de programas e políticas públicas voltados para o acesso das mulheres à terra, assistência técnica, crédito, políticas sociais e direitos de cidadania. Em 2007, cerca de 50 mil trabalhadoras rurais participaram da Marcha das Margaridas, em Brasília.