Secretária de mulheres da Fetag-AL integra fórum de combate à violência contra mulheres rurais

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Alagoas (Fetag-AL), por meio de sua secretária de Mulheres, participou, na sexta-feira, 27, às 9h, de posse dos integrantes do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres Rurais.

A cerimônia ocorreu no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares, onde houve a nomeação do fórum com 17 membros, composto por representantes do governo e da sociedade civil. Membro titular, a secretária de mulheres da Fetag-AL, Edjane Rodrigues, que tem Vera Lúcia como suplente, comentou sobre a importância da iniciativa:

“A instalação do fórum foi um passo de extrema importância, pois viabiliza o planejamento e articulação, monitorar as ações das Unidades Móveis para o Atendimento às Mulheres Rurais, além de acompanhar e viabilizar a implementação das Diretrizes para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, destacou.

Parte de programa do governo federal, em parceria com os estados da federação, as unidades móveis foram implantadas para realizar ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais no campo.

“Esperamos que este fórum venha trazer grandes resultados, nós já sabemos o caminho, que é possibilitando que as unidades móveis cheguem onde elas devem chegar, é nas comunidades rurais que elas devem ir”, disse ainda Edjane.

Entre as funções dos membros do fórum está a participação efetiva nas ações das unidades móveis, reunião bimestral para planejamento das ações, monitoração e avaliação do trabalho realizado, e apresentação de relatórios das atividades desenvolvidas.