Reunião do polo Mata Alagoana debate conjuntura política e 13º Congresso Nacional do MSTTR

Reunião presencial conectou dirigentes sindicais dos 10 sindicatos da região, respeitando as normas de distanciamento social, utilização de máscaras de proteção individual e álcool em gel. O momento serviu para que os sindicalistas pudessem acertar detalhes sobre a participação dos delegados no 13º Congresso Nacional do MSTTR e refletir sobre as eleições municipais

Após as plenárias estaduais territoriais realizadas por polos, a Fetag Alagoas promoveu na manhã desta quarta-feira (09), uma reunião presencial do polo sindical Mata Alagoana, com a presença de 20 diretores dos sindicatos e 03 diretores da Fetag Alagoas: a secretária de mulheres, Raquel Bras, a secretária geral, Claudivania Pereira e o secretário de finanças, Genivaldo Oliveira.

A reunião trouxe para o debate uma reflexão sobre as eleições municipais de 2020 e a conjuntura política-econômica-social do Brasil e do estado de Alagoas. No momento em que o Movimento Sindical Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) se prepara para seu congresso nacional, a Fetag Alagoas vem buscando organizar a participação de seus delegados e delegadas neste momento ímpar do MSTTR.

Para ajudar nos debates e na construção do congresso, Genivaldo Oliveira, secretário de finanças trouxe elementos da nova conjuntura social, cuja construção do movimento se dá também por via das redes sociais e debates virtuais.

Genivaldo Oliveira, secretário de finanças da Fetag/AL enfatiza a importância do Plano Sustentabilidade 2021 e das novas tecnologias de comunicação

Para Genivaldo Oliveira, é preciso que o congresso debata e avance na defesa dos direitos conquistados pelo MSTTR até o momento. “Hoje o que nós percebemos é que este governo [federal] está destruindo várias políticas públicas, tanto do campo como da cidade, que prejudicam todos os trabalhadores do país. Nosso movimento e nosso congresso, assim como todos os agricultores familiares, estão inseridos neste contexto de retirada de direitos que vem desde a saída da presidenta Dilma. Precisamos estar unidos, mesmo virtualmente, para defender tudo o que conquistamos até aqui”.

Claudivania Pereira, secretária geral da federação, enfatizou a necessidade de os sindicatos enviarem a documentação em tempo hábil dos delegados/delegadas para participar do 13º Congresso Nacional do MSTTR, que foram escolhidos através das plenárias estaduais realizadas no mês de novembro.

Segundo Claudivania, “nós temos um prazo para cumprir que é o dia 15 de dezembro, para enviar toda a documentação dos delegados e delegadas eleitas para o congresso e garantir a participação de todos os inscritos. Neste polo eu conto com o apoio da companheira Raquel [secretária de mulheres] para que a documentação chegue dentro do prazo definido e tudo ocorra bem”.

Claudivania Pereira secretária geral explica sobre os procedimentos para inscrição dos delgados no 13º Congresso Nacional do MSTTR

Conselho Deliberativo retificará planejamento e orçamento da federação

Segundo Raquel Bras, secretária de mulheres da federação, a reunião do conselho deliberativo da Fetag/AL, mesmo que de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19, será um momento importante para a avaliação das ações desenvolvidas pela federação ao longo de 2020.

Para Raquel Bras, “semana que vem na nossa reunião do conselho queremos organizar nossa luta e nossa pautas para o ano de 2021, e poder dar continuidade ao nosso trabalho de organização dos agricultores e agricultoras familiares em todo estado de Alagoas. Conforme vai mudando a realidade, nós também precisamos estar antenados e organizados com antecedência para que tudo saia como planejado”.

Já Jacilane Moreira, afirma que a presença física das pessoas e o reencontro reforça a nossa força vital e também nos dá ânimo para continuar na caminhada. “A presença traz vida. Os momentos onde estamos juntos nos fazem recordar a força que temos enquanto movimento”.

Avaliação da plenária estadual por videoconferência é positiva”, apontam dirigentes sindicais

De acordo com os depoimentos dos dirigentes presentes na reunião, a realização das plenárias estaduais em preparação para o 13º Congresso nacional do MSTTR foram muito positivas e participativas, apesar dos diversos problemas de conexão via internet, ainda enfrentados por quem reside no campo.

Para Antônio Vitorino, 75 anos, ex-presidente da Fetag/AL e dirigente do STTR de Ibateguara, “este formato de reunião virtual, onde participo lá da minha casa, me dá muito mais segurança para continuar colaborando com o movimento sindical  sem me preocupar em correr risco de me contaminar com este vírus mortal”, afirmou Vitorino.

Dirigentes sindicais avaliam positivamente plenárias estaduais que foram realizadas pela Fetag Alagoas

Já Abdias Ulisses da Silva, dirigente do STTR de Branquinha, avalia que o movimento sindical rural precisa estar adaptado as mudanças que ocorrem na sociedade para garantir os direitos conquistados pelos agricultores familiares.

“Me lembro de fato de 40 anos atrás, onde um conhecido da minha mãe, que morava em Recife, dizia que as coisas iam mudar, que vinha uma mudança e essa mudança, essa tecnologia chegou. De lá pra cá é só mudança e a gente tem que se adaptar sem esquecer das nossas raízes, que são as fazendas, os sítios e os agricultores”.

Raquel Bras, secretária de mulheres, enfatiza a importância das eleições de 2020 e a escolha de um representante da agricultura familiar, com a vitória de Ramon Dantas eleito vice-prefeito de Matriz de Camaragibe. “É muito importante para nós ter um representante do movimento sindical rural no poder executivo municipal, para aproximar nossas reivindicações às ações da prefeitura, juntar forças pelo agricultor familiar”, declara a diretora da federação.

Ascom Fetag Alagoas