Reunião da Comissão de Jovens da Fetag/AL dá início a mobilização para Plenária Estadual

Evento serviu para que a comissão de jovens discutisse o formato, as estratégias e a mobilização para a realização da Plenária Estadual de Jovens, que irá debater o texto-base do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares

Reunidos virtualmente na tarde desta quarta-feira (21), a Comissão Estadual de Jovens da Fetag Alagoas fez um debate sobre a organização de sua Plenária Estadual de Jovens, que acontecerá em novembro no formato virtual.

Com o anseio de mobilizar a juventude rural, a plenária estadual irá preparar a juventude para participar do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares que acontecerá em março de 2021 e fará uma análise da atuação politica e sindical do MSTTR no Brasil.

Um dos pontos debatidos na reunião da comissão de jovens da Fetag/AL foi a programação da Plenária Estadual de Jovens, já que a proposta é de fazer o evento em um dia inteiro de forma virtual. “O desafio é manter os jovens conectados e interativos durante toda a programação da plenária, para que possamos fazer um bom debate sobre o texto-base”, aponta Marielle dos Santos Silva, Secretária de Jovens da Fetag/AL.

A Secretária de Jovens da Fetag Alagoas apresenta a proposta de programação para a Plenária Estadual de Jovens

Para ajudar a ampliar o debate na plenária estadual de jovens, um dos encaminhamentos foi trazer alguns convidados para a abertura política da plenária, fazendo com que o debate sobre o texto-base possa ser realizado sobre uma ótica politica mais ampla e democrática.

Rilda Alves, secretária de politicas sociais e presidente da Cut/AL, faz uma reflexão sobre a participação de outros parceiros na plenária. “Este é um momento de olhar para dentro do nosso movimento, mas também, é uma atividade política e momento de dialogar com os parceiros sobre esta realidade vivenciada pela juventude em todo país durante a pandemia”.

Segundo Rilda Alves, “a gente precisa se relacionar com outros segmentos e dialogar com a pauta da juventude rural com segmentos que também apoiam bandeiras que representam a agricultura familiar. Ampliar o debate facilita na hora de dialogar com os parceiros nossas bandeiras de luta”, declara a dirigente sindical.

“É importante neste momento da plenária, da abertura política, dar espaço para que alguns convidados ou parceiros possam interagir conosco sobre a realidade da juventude”, recomenda Carlos André, do STTR de Lagoa da Canoa.

Além de fazer a discussão sobre a programação da plenária estadual, a reunião serviu também para que o coletivo pudesse refletir e propor que tipo de atividades lúdicas seriam utilizadas durante a plenária. A sugestão proposta a aprovada pela comissão foi a de desenvolver um vídeo-poema onde os membros da comissão iriam recitar trechos de um cordel, cuja gravação será de forma presencial na reunião da comissão estadual de jovens no dia 27/10.

No final da reunião foi decidido que a data de realização da Plenária Estadual de Jovens será no dia 18/11 no formato virtual e mobilização para a participação de aproximadamente 150 jovens.

Ascom Fetag Alagoas