Representantes da Previdência Social lançam Cadastro do Segurado Especial do INSS em Alagoas

O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Genivaldo Oliveira, coordenou a solenidade de lançamento do Cadastro de Segurado Especial do INSS em Alagoas.

O lançamento, realizado no centro social da Federação, localizada no bairro de Mangabeiras, em Maceió, contou com a presença do superintendente do INSS da regional Nordeste, André Fidelis; gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, e Marilene Miranda, representante do INSS Nacional, além de dirigentes da Dataprev e da Contag.

Na oportunidade, Marilene Miranda fez uma apresentação de como funcionará o cadastro, tirando dúvidas das lideranças sindicais que estiveram presentes a solenidade de lançamento oficial do cadastro.

“Estamos construindo o cadastro rural. O grau de dificuldade é grande por estarmos começando do zero. O cadastro começou em 2007. Foi quando a gente começou a dar os primeiros passos. A parti deste momento, começamos a desenhar o acordo de colaboração técnica para trocar informações”, informou Marilene Miranda, lembrando que a Contag é responsável pelo credenciamento dos sindicatos que deverão assinar o termo de adesão e responsabilidade.

“A parceria é fundamental para construir um sistema eficiente. O objetivo do cadastro é renovar a relação do trabalhador com a Previdência. É um trabalho grande e contamos com a ajuda dos sindicatos para construir este cadastro”

Ao final do encontro, duas trabalhadoras rurais do município de Craíbas, que já tiveram os dados inseridos no cadastro, deram entrada a concessão de benefício (aposentadoria), na agência no INSS de Jatiuca.

“Com o cadastro em funcionamento, o agricultor familiar terá o processo de aposentadoria agilizado. Nele constarão as informações de que o agricultor exerceu a atividade rural. Os dados serão alimentados no cadastro nacional pelos próprios sindicatos rurais. Com isso, um processo de aposentadoria deixará de esbarrar na burocracia”, esclareceu o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira.

O secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, estima que existem 14 milhões de trabalhadores rurais  que deverão ser protegidos pela Previdência Social. “Já existem 1.900 sindicatos vinculados ao sistema Contag capacitados e credenciados para fazer o cadastramento, trabalho que vem sendo realizado por vários Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais em experiências piloto”, destacou.