Prorrogação de dívida não resolve problema dos pequenos produtores rurais

Apesar do Governo Federal ter prorrogado o prazo até amanhã, dia 12, para que os produtores rurais com débito contraídos junto aos bancos oficiais possam renegociar suas dívidas, a medida adotada recebeu críticas do setor rural.

 

“Muitos produtores rurais de pequeno porte fizeram empréstimos. Atualmente, existem vários deles inadimplentes. Podemos afirmar que mais de 60%”, acrescentou o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL), Antônio Vitorino, afirmando que a inadimplência gera conseqüências futuras aos produtores que deixam de contrair outros empréstimos, além de ficarem com o nome sujo.

 

De acordo com o presidente da Federação, só no ano de 2007 foram negociados pelo governo federal R$ 12 bilhões destinados a programas da agricultura familiar.

 

Segundo o líder sindical, entidades, que representam os produtores rurais, fizeram inúmeros apelos ao governo federal para que fossem encontradas saídas que pudessem ajudar aos inadimplentes.

 

“Mas, o que a gente recebeu foi apenas medidas que prorrogaram os prazos para aderir ao processo de renegociação das dívidas. Não houve o interesse de perdoar os débitos dos pequenos”, finalizou Vitorino.