Projeto Alimentação Certa leva ações educacionais para as escolas

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas(Fetag/AL), através do Projeto Alimentação Certa, continua realizando ações deorganização nutricional com agricultores familiares. Em novembro passado, nutricionistasdo projeto visitaram escolas de comunidades rurais no Agreste alagoano eapresentaram ações que visam melhorar a alimentação dos estudantes.

As nutricionistas capacitaram merendeiras e outros profissionais envolvidosna execução do programa, e promoveram palestras de educação nutricional, alémde prestarem assistência técnica direta às escolas da rede pública. “Essasvisitas são frequentes, e realizamos as atividades para conscientizar osalunos, pais e profissionais sobre a importância da boa alimentação”, ressaltoua Coordenadora Nutricional do Projeto Alimentação Certa, Sarah Lyra.

Ações como essa fazem parte do programa, que tem o objetivo geral de auxiliara Secretaria Estadual de Educação – SEE a atingir e até a superar o limitemínimo de 30% de aquisição de gêneros alimentícios, conforme determina o Art.14 da Lei nº 11.947/2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar,através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O objetivo das visitas às escolas públicas também têm o propósito decriar e atualizar o cardápio das unidades, necessário para o início da ChamadaPública da Agricultura Familiar. Uma equipe composta por 11 profissionais –responsáveis pela 2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7°, 8°, 9°, 10° e 11° CoordenadoriasRegionais de Educação do Estado (CRE’s), estruturam o cardápio da merendaescolar junto às CRE’s. Outro grupo, formado por técnicos agrícolas e por umengenheiro agrônomo, fazem o levantamento da produção agrícola familiar porregião e sua sazonalidade.