Projeto Alimentação Certa apoia agricultores familiares no acesso a Políticas Públicas

Enquanto a Secretaria Estadual deEducação e Esportes de Alagoas (SEE) trabalha para viabilizar as ChamadasPúblicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que irá colocar osprodutos da agricultura familiar na merenda das escolas da rede estadual deensino, o Projeto Alimentação Certa segue nas suas ações voltadas para o apoioà organização dos agricultores, para a organização nutricional das escolasestaduais e para a articulação de parcerias com outras entidades. 

Em Arapiraca, a Associação deMoradores da Comunidade da Baixa do Capim aprovou um projeto de venda de docesatravés do PAA Doação Simultânea. O projeto, elaborado pelo técnico do ProjetoAlimentação Certa, Mamede Vitório, beneficia 12 famílias de agricultoresfamiliares, que vendem seus produtos à Conab, e mais de 1.800 pessoas quereceberão o doce de banana e de mamão produzido pela Associação de Moradores daBaixa do Capim. No dia 09 de janeiro houve a primeira entrega dos produtos àscomunidades. No evento estiveram presentes, além de representantes da FETAG/ALe da Associação de Moradores da Baixa do Capim, a Prefeitura Municipal deArapiraca, a Conab e a Cooperal (Cooperativa dos Produtores Rurais deArapiraca).

Já em União dos Palmares, agarantia de venda da safra da banana prata à Companhia Nacional deAbastecimento (Conab), com o apoio da Fetag/AL,  tem levado os produtores do Vale da Pelada aintensificarem suas produções. A criação de uma associação reunindo 155produtores tem conseguido diminuir consideravelmente a atuação deatravessadores, uma vez que a venda vem sendo feita diretamente para o governoe o recurso cai na conta de cada associado. A aprovação do projeto de venda,elaborado pelo técnico do Projeto Alimentação Certa, Marcelo Gomes, possibilitouque comunidades em situação de vulnerabilidade social recebam além da bananaprata, também laranja e macaxeira, que serão vendidas pelos agricultores/asfamiliares de União dos Palmares para o PAA Doação Simultânea.

FONTE: Ana Cristina Accioly (Assessora técnica da Fetag/AL)