Programa Amigo Trabalhador prepara técnicos para cadastramento de trabalhadores rurais

FONTE: Ascom Seplande

O Programa Amigo Trabalhador teve mais alguns encaminhamentos definidos, no último encontro entre os secretários Luiz Otavio Gomes (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Alberto Sextafeira, (Trabalho, Emprego e Qualificação). Líderes na coordenação e execução, respectivamente, os representantes das duas pastas reuniram-se para garantir a celeridade do Programa, que já teve seu projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (ALE) e conta com mais de R$ 10 milhões em recursos para beneficiar cerca de 10 mil trabalhadores safristas do setor canavieiro local.

 O Amigo Trabalhador é um programa voltado para a inclusão produtiva e a qualificação profissional, dois dos principais focos da atual gestão. Ele vai garantir a subsistência do trabalhador rural safrista e elevar os índices socioeconômicos na região, por isso está elencado como uma das prioridades do Programa Alagoas Tem Pressa. Nossa equipe não mede esforços para colocar em prática suas ações”, declarou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

 

Com recursos aprovados por unanimidade pelo Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis) e oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o Amigo Trabalhador compreende a capacitação profissional e oferta de uma bolsa-auxílio aos trabalhadores do setor canavieiro de Alagoas no valor de R$520.

 

Atualmente, o projeto encontra-se na fase de preparação de técnicos que vão trabalhar no cadastramento das pessoas que receberão as bolsas. Segundo o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, essa fase estruturante exige muita cautela.