Programa Amigo Trabalhador é lançado oficialmente em solenidade na Fetag-AL

O governador Teotonio Vilela Filho lançou oficialmente, nesta sexta-feira (6), no Centro Social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag), o programa Amigo Trabalhador. A iniciativa tem como objetivo diminuir os efeitos do desemprego sazonal decorrentes da entressafra e do processo de mecanização da cana-de-açúcar.
O chefe do Executivo falou sobre a importância do momento. “Estamos vivendo agora um momento histórico para os trabalhadores da agricultura. Nosso compromisso é com o desenvolvimento desse Estado, e para que isso aconteça com sustentabilidade, não podemos manter o setor sucroalcooleiro como nosso único pilar”, afirmou. “Esse é um programa definitivo e que só tende a avançar, crescer gradativamente”.
Ele também aproveitou para lembrar as ações já desenvolvidas pelo Estado em prol do setor. Entre elas, a reativação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), que tem levado assistência técnica aos pequenos produtores alagoanos, além de entregar equipamentos e veículos para auxiliar no escoamento da produção. “Outros passos importantes foram dados no nosso Governo. Reabilitamos a Bacia Leiteira com foco no Programa do Leite, que passou a ter como foco no pequeno produtor. Também temos levado as sementes no tempo certo, com uma política de distribuição igualitária, e criamos a Agência de Fomento, que tem levado recursos para as cooperativas”, disse.
 Teotonio Vilela ainda parabenizou e agradeceu aos atores envolvidos na iniciativa. “Parabenizo à Fetag por essa conquista. São 250 mil filiados em todo o Estado. Também parabenizo e agradeço aos secretários do Trabalho e do Desenvolvimento, que acreditaram e se empenharam pelo programa, que é complexo e não pode ter falhas”.
O governador também mandou um recado para os agricultores. “Vamos acreditar, pois ainda daremos outros passos. Estamos criando novos horizontes para o Estado e abrindo novos caminhos a cada dia no eixo do desenvolvimento. Tenho comprometimento com Alagoas. Nosso programa é de Estado e não de Governo”, expôs.
 Programa
 O programa Amigo Trabalhador pretende gerar renda para os trabalhadores do campo por meio da alfabetização e qualificação. Eles também receberão um aporte financeiro no valor de R$ 520, será disponibilizado durante os quatro meses do ano em que o segmento fica desempregado.
 Dois pagamentos já foram feitos, faltando apenas mais dois, que acontecerão em dezembro, para finalizar a primeira fase da iniciativa. Ao todo, a medida beneficia 11 municípios definidos com base no relatório técnico da Fetag: Coruripe, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá e Roteiro.
Fonte: Agência Alagoas