Programa Amigo Trabalhador deve atender dois mil trabalhadores rurais

Com o ciclo da cana chegando ao fim, tem início a entressafra e com ela a redução dos postos de trabalho no setor canavieiro. Para combater o desemprego no campo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), estima que dois mil trabalhadores deverão ser inscritos no programa “Amigo Trabalhador”. 
Criado e mantido pelo Governo do Estado, o programa prevê o pagamento de uma bolsa qualificação pelo período de quatro meses no valor de R$ 130 para cada trabalhador cadastrado, além de cursos de formação. 
“Esperamos que ele entre em vigor a partir de maio. Se houver uma demanda maior, a quantidade de trabalhadores beneficiados pode aumentar. Este ano, o governo estadual afirmou que estará ofertando cursos de formação, oferecendo ao trabalhador a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho em outra atividade. No passado, estes pais de família seguiam para outras regiões canavieiras do Brasil em busca de emprego. Mas, com a mecanização, eles agora não têm mais para onde ir e precisam ser capacitados”, afirmou o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, lembrado que o programa é direcionado aos trabalhadores que não tem direito ao seguro desemprego. 
Para participar do Amigo Trabalhador, o interessado deve procurar os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) para fazer o cadastro que será submetido ao processo de seleção da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.
De acordo com o representante dos trabalhadores rurais de Alagoas, será pleiteado para a próxima entressafra um aumento no valor da bolsa qualificação. “Queremos que ela chegue pelo menos a meio salário mínimo para que possa atender as necessidades dos trabalhadores”, reforçou Oliveira, acrescentando que no ciclo 14/15 foram empregados 55 mil trabalhadores rurais na atividade do corte da cana.