Primeiras unidades do Programa Habitação Rural devem ser entregues nos próximos meses


O sonho de ter a casa própria jáchegou à zona rural de Alagoas. Através do empenho da Federação dosTrabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL),as primeiras casas do Programa Minha Casa Minha Vida para Zona Rural estãoprestes a ser entregues. A expectativa é que em 60 dias as primeiras unidades,localizadas no município de Arapiraca, estejam prontas.

Beneficiando pequenosagricultores que não possuem casa própria, e estão enquadrados no limite de atéR$ 15 mil de renda bruta anual, o programa levou esperança a dezenas defamílias. A trabalhadora Rural Marlene Pereira, por exemplo, contou que muitosnão acreditaram na iniciativa e até zombavam quando ela ia participar dasreuniões.

“Quando saímos para as reuniõesda Fetag-AL muitos colegas perguntavam o que íamos fazer lá, e eu semprerespondia que ia atrás do meu sonho, minha casa própria. Graças a Deus, nossascasas estão saindo, agora todos estão acreditando na seriedade da iniciativa”,reforçou Marlene Pereira que daqui a poucos dias vai deixar a casa da mãe.

Um dos fatores que tornou o sonhoda trabalhadora rural possível foi à propriedade de um terreno. O programa demoradia da zona rural financia, através da Caixa Econômica Federal, a obra,porém o trabalhador, que deve trabalhar em regime familiar, deve ainda possuiseu pedaço de terra, ou área de trabalho arrendado, de meia, comodatário ou serpoceiro.

“Lutamos por esse projeto háquase dois anos e conquistamos recursos para fazê-lo acontecer. Capacitamosjunto a Caixa Econômica diretores sindicais, engenheiros, arquitetos,assistentes sociais para que o benefício chegasse aos mais necessitados.Sabemos que centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais sonham ter suacasa para morar e isso é possível”, destacou Genivaldo Oliveira, diretor-presidenteda Fetag-AL.

Em todo estado mais de 600famílias da zona rural estão cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida paraZona Rural, com a expectativa de receber o benefício do Governo Federal. O agricultorbeneficiado pagará apenas 4% do valor total do subsídio liberado para a construçãodo imóvel. Ao todo, oito municípios já foram contemplados com a liberação derecursos pelo programa.