Presidente da Fetag/AL acompanha entrega de títulos de terra

Agricultores familiares das regiõesAgreste e Sertão de Alagoas receberam na manhã desta sexta-feira (27), emArapiraca, mais de quatro mil títulos de posse de terras. Com os documentos, osprodutores podem regularizar oficialmente a propriedade e ainda garantem aparticipação em programas do governo federal.

O presidente da Federação dosTrabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), GenivaldoOliveira, comemorou a entrega e afirmou que essa era uma luta constante emfavor do homem do campo. “O Iteral havia concedido alguns títulos, mas houveparalisação na entrega. Então pressionamos o governo, cobramos a regularização,e agora conseguimos mais uma vitória para a classe trabalhadora”, frisou.

Genivaldo Oliveira ainda ressaltou que opróximo passo para favorecer a classe é a isenção das despesas para o registrodas áreas rurais, cujo projeto foi enviado pelo governo do Estado à AssembleiaLegislativa. “Hoje o valor do registro varia entre duzentos e dois mil reais,um custo inviável para o trabalhador. Se o projeto for aprovado, esse valor caipara cerca de 20 reais, e esse foi um dos acordos que propomos ao governo”,disse Oliveira.

A entrega dos títulos de posse foirealizada pelo Governo do Estado e coordenada pelo Instituto de Terras eReforma Agrária (Iteral). A ação beneficiou cerca de 30 mil alagoanos de 25municípios que fazem parte dos Núcleos Fundiários de Arapiraca, Santana doIpanema e Delmiro Gouveia.