Presidente da Fetag-AL pede cumprimento de acordos

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL) reconhece os avanços do Compromisso Nacional Para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho Na Cana-de-Açúcar, que deve beneficiar cerca de 100 mil trabalhadores do setor no Estado. Ainda assim, o presidente da entidade, Antonio Vitorino, tem críticas ao comportamento da maioria das empresas do Estado. “Muitas não estão cumprindo com os compromissos assinados no ano passado usando a crise financeira como desculpa”, criticou.

“Apesar de terem chegado em Brasília como sendo os pioneiros na assinatura de um documento criado para melhorar as condições de trabalho do homem do campo, os usineiros deveriam antes fazer o dever de casa. Desde que o TAC foi assinado aqui em Alagoas a situação só piorou”, reclama o presidente da Fetag-AL, completando que “as usinas sempre irão jogar a crise como defesa para a falta de recursos. Hoje, por exemplo, tem usina que só vai poder pagar vencimentos atrasados dos trabalhadores quando a nova safra começar”.

Antonio Vitorino acrescentou ainda que, apesar das limitações que o setor se encontra – com dificuldades em honrar os compromissos firmados – a Federação e os sindicatos os trabalhadores rurais estarão fiscalizando as indústrias do setor. “A nossa função no dia-a-dia é cobrar e defender os interesses e direitos dos trabalhadores”, finalizou Vitorino. 

 

 Fonte: GA