PNHR beneficia cinco comunidades rurais de Arapiraca

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) anunciou que a obra de construção das primeiras 37 casas erguidas em Alagoas por intermédio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) será iniciada na segunda quinzena deste mês.

Serão beneficiadas 37 famílias de agricultores familiares do município de Arapiraca, residentes nos povoados rurais de Vila São José, Sítio Fernandes, Poção, Vila São Francisco e Serrote do João Dias.

“Vamos nos reunir com a Caixa para acertar a data para o início da obra. Toda a parte de preparação do terreno, planta dos imóveis, documentação da área e preenchimento de formulários das famílias beneficiadas já estão prontos, além do projeto social”, informou Rilda Alves, secretária de Políticas Agrícolas da Federação.

Os demais municípios que já apresentaram demanda para participar do projeto são: São José da Tapera, Piranhas, Água Branca e Ouro Branco, além de Girau do Ponciano.

“Muitos agricultores alagoanos não têm casa própria ou moram em casas de taipa. A execução deste programa é de fundamental importância para mudar a realidade do homem do campo em Alagoas”, ressaltou frisou Rilda.

O PNHR é um programa criado pelo governo federal para atender agricultores familiares com renda anual de até R$ 10 mil.

Do total de recursos recebidos para construir a casa, que pode chegar até 15 mil dependendo do número de habitantes do município, o agricultor familiar pagará apenas 4%, tendo ainda a opção de dividir este percentual em até quatro anos. São recursos subsidiados pelo governo federal.