Plenária Estadual de Jovens discute história da participação da juventude no MSTT de Alagoas

Em dia inteiro de debates e apresentações da cultura jovem, juventude rural da Fetag Alagoas resgatou histórico de formação da comissão estadual de juventude e debateu documento base para o 13º Congresso Nacional do MSTTR

Contando com a participação de aproximadamente 100 jovens de todas as regiões do estado de Alagoas, interagindo de forma virtual através da plataforma zoom, a Fetag Alagoas realizou a Plenária Estadual de Jovens na quarta-feira (18). Reunidos durante todo o dia, a Secretaria de Jovens da federação, representada pela secretária Marielle dos Santos Silva, buscou debater com a juventude sobre a conjuntura atual e os impactos da pandemia sobre os jovens rurais.

Na parte da manhã, a plenária estadual contou também com a presença de diretoras da Contag, representadas por Edjane rodrigues, secretária de politicas sociais e de Mônica Bufon, secretária de jovens da confederação. No momento de abertura, foi veiculado um vídeo de apresentação da comissão estadual de jovens, que foi produzido pelos jovens da comissão.

Monica Bufon, secretária de jovens da Contag, destacou a importância da participação dos jovens na plenária estadual e o debate sobre o documento base do 13º Congresso Nacional, que balizará a caminhada do movimento para os próximos 04 anos. A defesa da luta da juventude rural dentro do MSTTR precisa estar presente nas discussões da juventude e nas propostas apresentadas no documento base do 13º Congresso nacional do MSTTR.

Monica Bufon, secretária de jovens da Contag participando da Plenária estadual de Jovens promovida pela Fetag Alagoas

“Que este espaço da plenária possa deixar vocês bem à vontade para participar e dialogar sobre a problemática da juventude rural. Eu fiquei muito triste ao saber que em alguns estados está sendo discutida a redução ou junção da secretária de jovens com outras secretárias. Tem estados que quer tirar a cota de jovens ou diminuir para 10%. Nos enquanto jovens dentro do movimento sindical lutamos por sucessão rural e politicas públicas que garantam melhorias lá no campo”, destaca a secretária de jovens da confederação.

Resgate da história da comissão desperta elementos para o debate

Além da apresentação da Comissão Estadual de Jovens através de um vídeo, aconteceu também um resgate sobre a história de formação da comissão estadual de jovens através do depoimento de integrantes que deram inicio a articulação e mobilização dos jovens rurais para formar o coletivo e garantir a participação dos jovens nos debates e fortalecimento do MSTTR.

Rilda Alves, que atualmente ocupa a secretaria de politicas sociais da Fetag Alagoas, contribuiu com a narrativa na mesa de debate. “Comecei a militar no movimento através do coletivo estadual de mulheres, mas também participava do coletivo de juventude. A partir de 2002 colocou que a comissão de mulheres e juventude fosse estatutária. Neste período havia jovens participando no sindicato, porém, poucos ocupavam espaços de coordenação no MSTRR aqui no estado. Foi a partir do primeiro congresso que conseguimos garantir a gratificação para os diretores da coordenação de mulheres e de juventude” aponta Rilda Alves.

Já Damião Matos, vice-presidente do STTR de Ouro Branco destaca que sua participação na comissão de jovens da Fetag foi muito positiva e recheada de bons aprendizados. “Fomos convidados pela Cáritas Diocesana [Palmeira dos Índios] a participar de um curso de formação de agentes culturais jovens rurais, onde eu conheci vários companheiros e companheiras de luta de outros estados, da Bahia, de Pernambuco e também aqui de Alagoas. Neste período conheci também Edjane Rodrigues, hoje secretária de políticas sociais da Contag, e fomos convidando e filiando os jovens no sindicato”, aponta Damião Matos.

Propostas são debatidas e modificadas pelos jovens na Plenária Estadual

Com o resgate da história da Comissão Estadual de Jovens, o debate sobre a conjuntura e a análise sobre a sustentabilidade do movimento, os jovens presentes na plenária estadual passaram para o momento de leitura e análise das propostas relacionadas com a juventude presentes no documento base.

Marielle dos Santos Silva, secretária de jovens da Fetag Alagoas na coordenação da Plenária Estadual de Jovens em Alagoas

Uma das propostas lançadas pela juventude está relacionada a sustentabilidade e ao pagamento da contribuição sindical pelos jovens. Além do acréscimo desta proposta, a plenária estadual de jovens também apresentou propostas nas temáticas de formação, comercialização e organicidade.

Ascom Fetag Alagoas