Pauta da Marcha das Margaridas é entregue em Brasília

O governo federal recebeu quarta-feira passada, dia 13, uma pauta com mais de 100 itens de reivindicações de uma comissão de mulheres trabalhadoras rurais de todo o país.

A iniciativa teve como objetivo iniciar o diálogo com o governo federal a um mês da realização da Marcha das Margaridas 2011, o maior movimento organizado de mulheres trabalhadoras rurais da América Latina, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília, com a presença de 100 mil mulheres.

A ação política promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) tem na pauta sete eixos principais: biodiversidade e democratização de recursos naturais; terra, água e agroecologia; segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, trabalho e renda; saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, violência e sexualidade; democracia, poder e participação política.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, disse que o conjunto da pauta será tratado com prioridade. “Como a Marcha das Margaridas é organizada pela Contag, o MDA foi convocado e está acompanhando as negociações. Vale ressaltar que estamos avançando no Programa de Documentação das Trabalhadoras Rurais, no Pronaf Mulher e na titulação, buscando a possibilidade que a emissão de títulos seja feita para a chefe de família e não exclusivamente para o casal”.

Fonte: Texto e foto – Ascom MDA