Mulheres rurais preparam a Marcha da Margarida 2015

Representantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o país participam esta semana, em Brasília, do Curso de Formação Políticas para as Mulheres da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). Na oportunidade, serão debatidas políticas públicas voltadas para as mulheres do campo.

No encontro, que teve início nesta segunda-feira, 25, se estende até a próxima sexta-feira, 29, no sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), também serão definidas as ações previstas para a Marcha das Margaridas de 2015.

Cada Estado conta com uma comitiva formada por quatro mulheres pertencente ao movimento sindical rural. As secretárias de Mulheres e de Jovens da Fetag-AL, respectivamente, Edjane Rodrigues e Mariele dos Santos, participam do encontro nacional representando a federação alagoana.

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres.

O movimento se caracteriza por mobilizar mulheres trabalhadoras rurais em todos os Estados, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.