Margaridas realizam ato público em Maceió

Centenas de Margaridas – trabalhadoras rurais, agricultoras familiares e lideranças do movimento sindical rural – realizaram na manha desta terça-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma marcha pelas ruas de Maceió.
Com faixas e cartazes, as margaridas se concentraram na Praça do Centenário e seguiram – acompanhadas por mulheres de outros grupos sociais, a exemplo do MST – em direção ao centro de Maceió.
“Aproveitamos a oportunidade para comemorar o Dia Internacional da Mulher e também para protestar e denunciar o aumento da violência contra as mulheres no Estado”, declarou Rilda Alves, secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, lembrando que a Marcha das Margaridas são realizadas a cada quatro anos, com a última tendo ocorrido em 2015.
Na oportunidade, as margaridas tentaram agendar uma audiência com o governador Renan Filho. “Queremos que seja ainda este mês para que possamos dialogar uma pauta que já está em poder do governo desde o ano passado”, afirmou a líder sindical que também é presidente da CUT-AL.
Durante a marcha, as reivindicações levadas foram tanto em favor das mulheres do campo, quanto das cidades. “Temos representantes de todos os segmentos e cobramos questões como saúde, educação, violência, luta pela terra e moradia. A nossa pauta é extensa e queremos do governo do estado as condições necessárias para que nós mulheres possamos permanecer tanto no campo, quanto nas cidades com dignidade e segurança”, reforçou Rilda Alves.
“Estamos sempre na luta por reconhecimento na sociedade em busca de melhorias na saúde, educação e segurança. Vivemos uma dificuldade grande, mas somos mulheres guerreiras e batalhadoras que não desistem da luta”, declarou Sandra Moraes, integrante do movimento de mulheres trabalhadoras rurais e pescadoras de Alagoas.
O protesto contou ainda com a presença de demais representantes da Fetag-AL, a exemplo do vice-presidente da entidade de classe, Robério Oliveira, além de dirigentes  de outros movimentos sindicais do Estado.