Lideranças sindicais da zona canavieira participam de encontro em Maceió

Lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) da zona canavieira de Alagoas estiveram reunidas nesta terça-feira, dia 11, em Maceió, para receberem orientações para promoção das assembleias simultâneas que serão realizadas no interior do Estado para aprovação das propostas da convenção coletiva de trabalho 2012.
O encontro foi realizado na sede social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), no bairro de Mangabeiras, em Maceió.
Segundo o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, as assembleias simultâneas serão realizadas nos dias 26 e 30 de setembro nos polos rurais que fazem parte da zona canavieira do Estado. “Este ano, resolvemos não fazer uma reunião unificada e optamos em dividir em duas assembleias”, declarou.
Nestas assembleias, serão apresentadas e colocadas para votação uma série de propostas que foram, previamente, aprovadas no II Seminário de Assalariados Rurais. O
No dia 26, as assembleias simultâneas serão realizadas nos STTRs dos polos do Litoral Norte e do Vale do Mundaú. Já no dia 30, as assembleias serão realizadas nos sindicatos dos polos do Litoral Sul e do Vale do Parnaíba.
Após ser aprovada nas assembleias, a minuta com as propostas da categoria será encaminhada para a classe patronal para que seja dado início a negociação do acordo coletivo da categoria que tem a data base fixada em 1º de novembro.
Segundo ele, durante o processo de negociação para o acordo coletivo 2012 duas comissões de trabalho estarão em atividade. A primeira participará diretamente das reuniões com a classe patronal e outra trabalhará com a base no campo.