Jovem Cidadão inicia segunda fase do projeto em Alagoas

 
 
Executado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) teve início esta semana mais uma capacitação da segunda fase do Projeto Jovem Cidadão.
Patrocinado pela Petrobras, a nova fase terá duração de dois anos, formando mais de 600 jovens do campo com idade de 18 a 29 anos e ligados ao universo da agricultura familiar.
 
O trabalho teve início na quarta-feira passada, dia 10, na sede social da Fetag-AL, em Maceió, com a realização de uma série de oficinas temáticas.
 
Em regime de imersão, foram trabalhadas as principais políticas públicas voltadas ao homem e à mulher do campo, a exemplo do PRONAF, PAA, PNAE e o Programa Nacional do Crédito Fundiário, além do Programa Nacional de Habitação Rural.
 
Na ocasião, os participantes também foram capacitados para atuar como agentes de desenvolvimento nas comunidades, diagnosticando as necessidades locais e promovendo o debate social junto às comunidades e sindicatos.
 
Durante os três dias de capacitação, os jovens elaboraram planos de ação que serão desenvolvidos nas suas respectivas comunidades. “A capacitação não fica na sala de aula. Ela se estende para a comunidade. Quando eles executam o plano de ação, eles têm o suporte de educadores que os acompanham nas comunidades”, informou Ana Cristina Acioly, coordenadora pedagógica do projeto.
 
De acordo com ela, o primeiro ciclo foi finalizado em 2013. “Mas os resultados foram tão positivos que a Petrobras renovou o patrocínio por mais dois anos que é a fase que estamos iniciando este ano”, reforçou, lembrando que as atividades do Projeto Jovem Cidadão também são apoiadas pela Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetag/AL e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).