II Seminário de Assalariados vai debater propostas para acordo coletivo do setor canavieiro

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) promove, na próxima semana, o II Seminário de Assalariados Rurais. O encontro será realizado na sede social da entidade, situada no bairro de Mangabeiras, em Maceió, no período de 14 a 16 de agosto.
A abertura do evento, que contará com a presença de dirigentes de Federações de Pernambuco e Sergipe, além de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), está prevista para às 10 horas.
Segundo Antonio Torres, secretário de Assalariados da Fetag-AL, o seminário pretende reunir cerca de 150 trabalhadores rurais da agroindústria da cana que fazem parte dos 49  Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do Estado.
“Vai ser um encontro para novos debates. Pedimos as lideranças e trabalhadores rurais que irão participar do encontro que apresentem novas propostas. O material será debatido e poderá fazer parte do acordo coletivo”, destacou Torres.
As propostas apresentadas no seminário serão colocas em votação, em setembro, em assembleias que serão realizadas nos STTRs da região canavieira.
Após as assembleias nos sindicato, o texto com as propostas aprovadas pelos trabalhadores será encaminhado para o Sindaçúcar-AL, onde será marcada um data para ser dado início ao processo de negociação para o acordo coletivo 2012/2013.