Grito da Terra Alagoas vai reunir 5 mil trabalhadores em Maceió

Com a proposta de reunir em Maceió cinco mil trabalhadores rurais dos 102 municípios alagoanos, no próximo dia 26, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) finaliza os preparativos para a realização do Grito da Terra Alagoas.

De acordo com o presidente da Federação, Genivaldo Oliveira, a mobilização terá concentração no estacionamento público do bairro de Jaraguá.

“Vamos sair em caminhada com destinado ao Centro de Maceió para participar de uma audiência com o governador. No palácio República dos Palmares, uma comissão será recebida pelo chefe do Executivo. Na oportunidade, a pauta de reivindicações será entregue e discutidas”, informou Oliveira.

A pauta do Grito da Terra Alagoas reúne reivindicações relativas à política agrícola, reforma agrária, questões salariais e políticas sociais, além de meio ambientes. A mobilização também defende os interesses das mulheres trabalhadoras rurais, juventude rural e da população idosa do campo.

Os principais itens da pauta dos trabalhadores rurais são: violência no campo, criação da empresa estadual de assistência técnica e o avanço de processo de mecanização na zona canavieira, além do contrato safrista.

“O homem do campo vive com medo da violência. Vulnerável, ele deixa a propriedade a noite para ir para a cidade. Vamos também cobrar um posicionamento do governador sobre a criação de uma Empresa Estadual de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural, entre outros assuntos”, acrescentou Oliveira.

O presidente da Fetag-AL informou ainda que a Federação pretende transformar a mobilização em um evento anual. “A exemplo do Grito da Terra Brasil, que ocorre todo ano, em Brasília, queremos que a mobilização em Alagoas também tenha a mesma periodicidade”, reforçou Oliveira, lembrando que faz quatro anos que o último Grito da Terra Alagoas foi realizado no Estado.