Governo inicia processo de distribuição de sementes

A Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas divulgou edital para o processo de distribuição de sementes (milho, feijão, arroz, mamona e sorgo) para o plantio da safra 2009 e que serão repassadas aos agricultores familiares do Estado.

A medida também tem o objetivo de promover o estímulo a estruturação de bancos comunitários de sementes através da seleção de entidades da sociedade civil organizada, além de prefeituras.

“O objetivo principal deste processo é realmente fazer os bancos de sementes que serão distribuídas aos agricultores”, frisou Genivaldo Oliveira, secretário de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL).

Desde que preencham as condições previstas no edital de distribuição das sementes, poderá participar do processo qualquer organização representativa da agricultura familiar, além de associações comunitárias rurais, federações dessas associações, cooperativas de produção e ou cooperativas de crédito, sindicatos de trabalhadores rurais e prefeituras.

No caso das prefeituras, as mesmas deverão apresentar uma proposta de assistência técnica para estruturação de Bancos de Sementes nas comunidades em que não existam, evidenciando também a estratégia de acompanhamento e orientações para os agricultores de seu município.

O edital e os respectivos anexos encontram-se disponíveis no site da secretaria de agricultura, no endereço www.agricultura.al.gov.br, bem como nas sedes das secretarias municipais de agricultura e nos escritórios regionais da secretaria de Agricultura de Alagoas.