Genivaldo Oliveira é eleito novo presidente da Fetag/AL

O secretário de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Genivaldo Oliveira, foi eleito para o cargo de presidente da entidade para o próximo quadriênio 2010/2014. A votação, realizada na tarde desta quinta-feira e que elegeu a chapa “Unidade na Luta”, foi realizada no auditório do Instituto Federal de Alagoas (antigo Cefet/AL).

A vitória foi comemorada por parte dos trabalhadores já que a disputa foi bastante acirrada com uma diferença de apenas 28 votos.  A escolha da nova diretoria da Federação, que representa mais de 100 mil trabalhadores rurais do Estado, foi feita por 300 delegados que participaram do III Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas. 

A contagem dos votos foi realizada após o encerramento da votação, às 17h, com a proclamação da chapa vencedora. A eleição da nova diretoria encerrou a programação de atividades do congresso estadual da Fetag-AL que discutiu as políticas públicas destinadas aos trabalhador rural e que serão adotados pela próxima diretoria da entidade.

Genivaldo Oliveira disputou o cargo com Manoel Felizardo (atual vice-presidente da Fetag-AL) que encabeçava a chapa “Fetag Feliz”. O presidente eleito assume a vaga deixada por Antonio Vitorino que após três mandatos e dez anos a frente da entidade, assume  agora o posto de vice-presidente Federação na chapa vencedora.

“Foi uma década de trabalho árduo, foram muitas as vitórias que conquistamos. Um exemplo é o reajuste do piso salarial do trabalhador rural canavieiro que vem sendo nos últimos anos o maior da região Nordeste. Apesar de ser pequeno, mas tem o seu poder de compra. Mas, a luta continua”, frisou Vitorino.

O vencedor do pleito comemorou a escolha dos trabalhadores e destacou o apoio recebido, apesar da acirrada disputa. “Estou muito feliz. O apoio dos trabalhadores e trabalhadoras foi muito grande e será importante para a administração da Federação nos próximos quatro anos”, lembrou Genivaldo Oliveira.  

Quem:

Natural de Igreja Nova/AL, Genivaldo Oliveira atua há nove anos na Secretaria de Política Agrícola da Fetag-AL que tem como principal função estabelecer negociações com o Governo para garantir assistência técnica pública e gratuita para os agricultores. É também filiado e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca.