Fetag/AL vai oferecer curso de alfabetização nos assentamentos rurais de Alagoas

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), através de uma parceria com a secretaria de Estado da Educação e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) vão realizar um curso de alfabetização para jovens e adultos nos assentamentos rurais de alguns municípios do Estado. A iniciativa é resultado das reivindicações de Alagoas, elaboradas durante o Grito da Terra Brasil 2008, realizada no mês de maio em Brasília-DF.

 

Mais de 900 pessoas serão beneficiadas. O curso que faz parte do Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal em parceria com as secretarias estaduais de educação do país. O programa será implantado inicialmente nos municípios de Maragogi, Pão de Açúcar, Craíbas e Delmiro Gouveia, escolhidos devido a maior concentração de assentamentos rurais.

 

Cerca de 200 professores irão participar de uma capacitação na UFAL, com uma disciplina específica sobre educação no campo. Os detalhes sobre a duração da capacitação dos docentes e coordenadores, além de material didático, e previsão para o início das aulas serão discutidos no mês de julho durante o Seminário de Educação no Campo, com data a ser definida.

 

A expectativa dos organizadores é que as aulas de alfabetização sejam iniciadas ainda este ano.