FETAG/AL vai fiscalizar cumprimento de acordo coletivo do setor canavieiro

Com um reajuste de 7.5% – o que garantiu um piso salarial retroativo a 1º de novembro da ordem de R$ 359 – os representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais do setor canavieiro se preparam para fiscalizar o cumprimento do acordo coletivo 2008/2009 que foi firmado com o setor sucroenergético alagoano.

 

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL), Antonio Vitorino, os representantes das 49 entidades sindicais da região canavieira do Estado estarão se reunindo, em janeiro, para discutir e avaliar o cumprimento do acordo coletivo firmado com as indústrias do pólo agroindustrial.

 

“Vamos fazer uma avaliação. O objetivo é saber se o acordo está sendo devidamente cumprido e se as normas estabelecidas estão sendo atendidas, ou não. A reunião vai contar com a participação de todos os sindicatos rurais da região canavieira”, acrescentou Vitorino.

 

Homologação

 

Após ter sido assinado o acordo coletivo entre os trabalhadores rurais e a classe patronal – representado pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar/AL) – o documento foi encaminhado para a Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT) para ser homologado.

 

“O acordo deve ser homologado nos próximos dias para que possa entrar em vigor. Mas, independente deste processo, as usinas já começaram a pagar a folha com o valor do piso já reajustado”, frisou o presidente da FETAG/AL, lembrando que o acordo foi fechado após seis longas rodadas de negociações.