Fetag/AL representa trabalhadores rurais em audiência pública do Canal do Sertão

O plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas recebeu na manhã desta sexta-feira, 23, representantes do governo federal, secretários de estado, órgãos ligados à área agrícola, lideranças indígenas e trabalhadores rurais do sertão alagoano, para debaterem em audiência pública quais os caminhos a serem tomados nas obras do Canal do Sertão. O deputado Ronaldo Medeiros em conjunto com o deputado Judson Cabral, ambos do Partido dos Trabalhadores, convocaram a assembleia.

Com fala iniciada por Judson Cabral, que classificou o Canal do Sertão como sendo a “grande esperança do povo sertanejo”, estabeleceram-se os objetivos do debate, que serviria principalmente para definir a questão da sustentabilidade da obra, como também para saber trabalhar os equívocos que surgiram até então, nesses 20 anos de implantação do Canal.

Presente na Mesa, o representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Thiago Santos Rêgo, enfatizou o apoio da organização junto às famílias participantes do Projeto. Ele também defendeu que não há um modelo de produção compatível à qualidade de vida do povo sertanejo, se não considerar os valores culturais desse grupo. “A economia quer crescer, mas defendendo os princípios de solidariedade, justiça e economia participativa”, salientou.

Thiago ainda apontou a importância de realização de audiência pública também no sertão, para fazer valer o compromisso com o debate e incentivo à participação da sociedade civil numa obra como essa.

A Fetag vem desenvolvendo o diálogo entre os agricultores do local, com o objetivo de criar melhorias nas formas de produção das áreas que serão beneficiadas pelo Canal do Sertão

Sobre o andamento de projetos a serem desenvolvidos, secretários estaduais ligados diretamente à obra, como Alzir Lima — secretário adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e Luís Napoleão Casado, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), apresentaram as fases de implantação e futuros projetos de seus respectivos órgãos. A Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf) também apresentou suas propostas, como por exemplo, estabelecer requisitos para seleção de famílias responsáveis pela irrigação do local. Programas para elaborar capacitação profissional para os agricultores que trabalharão do Canal também entraram na discussão.

70 km

Lançado em 1992, o projeto do Canal do Sertão em Alagoas, busca melhorar o desenvolvimento socioeconômico das regiões do sertão e do agreste do Estado, abrangendo seis microrregiões, com o total de 42 municípios beneficiados.

Após essas duas décadas de implantação, com previsão para o mês de janeiro, o governo irá inaugurar 70 quilômetros de construção do Canal.