Fetag/AL realiza II Encontro Estadual da Terceira Idade

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL) promove nesta quinta e sexta-feira, o II Encontro Estadual da Terceira Idade. O foco do evento é a aplicação de polícias públicas para o idoso.
O evento, realizado no auditório do centro social da Federação, localizado no bairro de Mangabeiras, reúne lideranças dos nove pólos regionais de Alagoas, além de representantes do Ministério Público e da Procuradoria Geral de Justiça.
“Apesar de termos o Estatuto do Idoso em vigor, ele está longe da nossa realidade e os gestores públicos ainda não entendem isso. O programa de saúde destinado ao idoso é um bom exemplo desse problema. No SUS, o idoso deveria ter um tratamento especial. Também temos casos de pessoas que vêm do interior para receber atendimento médico em Maceió e quando chegam aqui, não têm onde ficar. São inúmeras as falhas”, frisou o secretário da Terceira Idade da Fetag/AL, Pedro Lúcio.
Após o encerramento do encontro, serão dados encaminhamentos das ações discutias durante o evento. “Vamos continuar mobilizados em todos os pólos. Também vamos levantar a problemática com a igreja e associações”, acrescentou o secretário.
De acordo com Pedro Lúcio, também será pleiteada uma reunião com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Luciano Barbosa, para tentar sensibilizar os prefeitos sobre a problemática do idoso.
“Temos que ter uma política atuante voltada para a terceira idade. Precisamos acionar o estado. É um descaso a questão do estatuto do idoso. A lei é muito clara. A mudança só vem com o trabalho de formação, conscientização. Vamos tentar fazer cumprir o estatuto”, declarou.
O encontro conta também com a participação do secretário nacional da Terceira Idade da Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura), Natalino Kassal.
“A Secretária da Terceira Idade é nova dentro do movimento sindical da Contag. É o começo de um trabalho e estamos fazendo as articulações necessárias para o desenvolvimento desta área”, informou Kassal, lembrando que o Brasil é um país que está envelhecendo e que se torna cada vez mais necessária a aplicação de políticas públicas eficazes. 
“Precisamos discutir a política da terceira idade pensando no futuro. Quanto mais este se vivendo, mais a necessidade de políticas públicas capazes de proporcionar uma qualidade de vida melhor”, finalizou Kassal.