Fetag/AL pede ampliação de benefício da entressafra

Nestaquarta-feira (12), o secretário de assalariados da Federação dos Trabalhadoresna Agricultura (Fetag/AL), Antônio Torres, participa de reunião na Secretaria Estadualde Trabalho e Emprego, para definir o planejamento do Programa AmigoTrabalhador para este ano. O encontro acontece na secretaria, no bairro deJaraguá, a partir das 10 horas.

Aexpectativa de Antônio Torres é que o projeto seja ampliado para todas as regiõesda zona canavieira em Alagoas, e não alcance apenas a região Sul. “Vamos pedirque trabalhadores de mais doze municípios recebam o benefício. Nos Pólos Mundaú,Manguaba e Norte, onde também há entressafra, os assalariados passam pordificuldades”, explicou.

Oprojeto Amigo Trabalhador oferece auxílio financeiro de R$ 520, dividido emquatro parcelas, aos trabalhadores do corte da cana demitidos com o período daentressafra. Para este ano, a Seplande – uma das coordenadoras do programa – prevêque 12 mil trabalhadores, de 50 municípios alagoanos, sejam beneficiados.

AtéAbril deste ano, a Fetag/AL deverá fazer o levantamento dos assalariados com direitoao cadastro no programa. Somente os trabalhadores que não têm seguro desempregopodem receber o benefício.

Durantea execução do Programa Amigo Trabalhador, o agricultor participa de cursos dequalificação profissional e educacional, ministrados durante a entressafra.