Fetag/AL define diretrizes do Projeto Jovem Cidadão

Uma reunião na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), na última sexta-feira (12), definiu as diretrizes para a implantação do Projeto Jovem Cidadão, que será patrocinado pela Petrobras. Ao todo, foram inscritos mais de 5 mil projetos de todo o Brasil, dos quais 113 foram selecionados, entre eles o da Fetag.

Na oportunidade, foi exposto para a Diretoria da Federação que o projeto tem como objetivo capacitar 600 jovens em todo o Estado, de 18 a 29 anos de idade, para o mercado de trabalho por meio da utilização de políticas públicas, no âmbito federal ou estadual, voltadas para o trabalhador rural. “Podemos citar como exemplos o PNAE, o Minha Casa Minha Vida, o Crédito Fundiário, o PAA e programas estaduais, como o Mais Alimentos e o Barriga Cheia”, explicou o coordenador geral do projeto, Carlos Dias.

O “Jovem Cidadão” terá um valor orçamentário total de 1.609.500 reais, dos quais 1.450.000 reais serão da Petrobras, 145 mil da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e 14.500 da própria Fetag. O projeto deverá ter início em janeiro de 2011, se estendendo por dois anos e podendo ser prorrogado por mais dois.

“A capacitação será feita nos nove pólos sindicais de Alagoas, contando com uma programação de 9 seminários de sensibilização, 40 oficinas de capacitação e 9 dias de campo. Ao final, teremos como resultado nove planos de negócios, um por cada pólo, e mais 1 para todo o Estado”, ressaltou Carlos Dias. Ele acrescentou ainda que o projeto será monitorado trimestralmente por meio de relatórios e visitas de técnicos da Petrobras.

O projeto será desenvolvido por 1 coordenador geral, 1 coordenador pedagógico, 1 engenheiro agrônomo e três técnicos agrícolas. Os jovens que participarem do “Jovem Cidadão” receberão uma bolsa no valor de 100 reais enquanto estiverem realizando a capacitação. “Nós iremos selecionar candidatos que tenham uma identidade com o campo e que absorvam este conhecimento que será repassado para a sua vida profissional, levando melhorias e projetos para a associação, sindicato ou cooperativa da qual faz parte”, completou o presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira.

Ele afirmou que o projeto é inédito em Alagoas e bastante amplo, se constituindo em um grande desafio para a Fetag. “Nosso objetivo é capacitar jovens para o mercado de trabalho e fazer com que eles permaneçam no campo, produzindo com satisfação e aumentando sua renda familiar”, emendou o presidente.

Seleção do projeto

O presidente da Fetag/AL, Genivaldo Oliveira, esteve no Rio de Janeiro no período de 24 a 29 de outubro, quando foi informado que o projeto “Jovem Cidadão”, elaborado pela equipe técnica da Fetag, havia sido selecionado pela Petrobras.

Na cidade, o presidente, juntamente com o coordenador geral do projeto, Carlos Dias, participou de uma capacitação. “Foram três dias voltados para a capacitação dos que estão na coordenação dos projetos, além de esclarecimentos sobre a documentação necessária”, salientou Genivaldo. Segundo ele, a documentação já foi enviada e o contrato com a Petrobras deve ser assinado até o mês de dezembro.